Kihon: é a prática dos movimentos individuais. Através da repetição dos exercícios, busca-se aperfeiçoá-los e torná-los naturais. A prática dos fundamentos é essencial. Sem o domíno dos fundamentos as técnicas não terão a eficiência necessária para aplicá-las ao kumite.
Kata: são os exercícios formais. É uma luta contra adversários imaginários, onde todo movimento tem uma aplicação prática, de defesa ou de ataque. O kata é a raiz do Karatê, de onde todas as técnicas de luta e defesa florescem. Os katas praticados no estilo Shotokan são: Heian Shodan, Heian Nidan, Heian Sandan, Heian Yondan, Heian Godan, Tekki Shodan, Tekki Nidan, Tekki Sandan, Bassai Dai, Bassai Sho, Kanku Dai, Hanguetsu, Empi, Jion, Jiin, Jitte, Chinte, Wankan, Gankaku, Nijushiho, Sochin, Unsu, Meikyo. Kankusho, Gojushiho Sho, Gojushiho Dai.
Kumite: é a prática do combate. São três os tipos de kumite, a saber:
Yakussoku Ippon Kumite, ou Kihon-Ippon Kumite: os praticantes combinam previamente o golpe e o local do golpe (rosto ou estômago) e a defesa a ser utilizada. Essa prática é feita sem movimentação, e é o mais básico dos três tipos de kumite.
Jyu Ippon Kumite: Os praticantes combinam previamente o local do golpe. Qualquer defesa pode ser utilizada. O golpe deverá ser "limpo", isto é, sem utilização de fintas, e o atacante deve aguardar a defesa e o contra-golpe antes de continuar.
Jyu Kumite: é a luta propriamente dita, com movimentação livre e controle dos golpes, uma vez que nada é combinado previamente.
Meus parabéns pelo blog.
ResponderExcluirEstava buscando por blogs que me ajudassem com o conteúdo das artes marciais. Foi o mais completo até agora! espero sinceramente alcançar um nível de seguidores e de divulgação tão alto como eu preciso!
bem interessante.
ResponderExcluirhum, eu não entendo nada disso mais fui pesquisando e aprendi sobre! Ótimo blog me ajudou muito ><
ResponderExcluirgostei muito pois tive de fazer um trabalho no colégio e procurei bastante mas não achei nada tão complexo como nesse blog parabéns:)
ResponderExcluir